Home » Fotos

Category Archives: Fotos

Escola do Legislativo recebe alunos do Colégio São Judas Tadeu

Na manhã desta quinta-feira (06/06), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem recebeu a visita de estudantes do Colégio São Judas Tadeu, localizada no Centro de Contagem. As turmas de 2º e 3º ano do ensino médio estavam acompanhadas dos professores Carlos (História), Gilmar (Filosofia e Sociologia) e Paula (Ciências) para conhecer o Legislativo Municipal, no projeto “Câmara Aberta”.

Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), que contou que também estudou na instituição. “Essa visita é especial para mim, por ser ex-aluno da escola e tenho certeza que o São Judas fez diferença na minha vida, porque tive a oportunidade de me tornar uma pessoa melhor”, comentou. Nesse sentido, Daniel lembrou um disciplinador da escola que, em um momento de bagunça, chamou sua atenção para a necessidade de respeitar o professor e de refletir sobre seu papel como cidadão.

Em seguida, o parlamentar destacou a importância do projeto para aproximar o cidadão do Legislativo de Contagem. “A nossa proposta é que a Escola do Legislativo abra portas para que a população, de modo geral, aprenda inicialmente qual é o objetivo da política. E hoje vocês têm a oportunidade de aprender, saindo dessa Casa mais conscientes sobre o sistema político do País e seu papel como cidadãos”, esclareceu.

Ele ressaltou que, tão importante quanto matérias como Português e Matemática, está o entendimento sobre o sistema político, que não consiste em apenas votar. “Eu me lembro quando me candidatei para deputado estadual em 2006, enquanto ainda estava na faculdade de Direito e alguns colegas diziam que não iriam votar em mim, pois eram eleitores de outra cidade. Eu respondia que poderiam votar, porque estava concorrendo para representá-los no âmbito estadual”, contou Daniel Carvalho. “Isso é para vocês terem ideia de como as pessoas não sabem sobre política. Nesse momento, percebi a importância de levar essas informações para as pessoas, porque fomos educados a não ter interesse pelo tema. E, como presidente da Câmara, pude aprimorar essa vontade e hoje vocês estão aqui”, concluiu.

Palestra e simulação

Os estudantes visitaram as dependências da Casa Legislativa e o Plenário Vereador José Custódio, onde assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar, e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem. Além disso, Diniz falou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal.

O professor de História Carlos enalteceu a iniciativa da Câmara e falou sobre a importância de conscientizar os alunos sobre a escolha de um candidato. “Tudo passa por uma perspectiva de escolha e o conhecer previamente o papel dos vereadores, deputados e do prefeito é necessário. Deixando claro que a cidadania não se dá só no voto, mas também em uma participação mais ativa no condicionamento de que o Legislativo e o Executivo atuam juntos pela cidade”, falou.

Para a estudante do 3º ano Ana Luisa, a visita foi interessante e ajudará em sua formação. “Eu aprendi temas que nós não temos acesso em disciplinas na escola e estou concluindo o ensino médio neste ano, então, ter essa concepção do que é política agora é muito importante para a gente”, afirmou.

Para encerrar a visita, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício que tratava da criação de um programa escolar pela defesa do meio ambiente.

* Por Xavana Horta

Câmara de Contagem recebe estudantes do NEFC

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, a visita técnica dos estudantes do 6º ao 9º ano do Núcleo Educacional Francisca Campos (NEFC), do bairro Três Barras, na região da Sede. Os alunos foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), e conheceram as instalações da Câmara Municipal, além de se informarem sobre o trabalho dos vereadores e como funcionam as votações de projetos de lei no Plenário Vereador José Custódio.

Na recepção das turmas, Daniel Carvalho desejou boas vindas aos visitantes no gabinete da presidência e ressaltou que é necessário buscar informações sobre o sistema político. “Entender sobre política e a função do cidadão na sociedade é tão importante quanto aprender sobre matemática. E através da Escola do Legislativo vocês, futuros eleitores, aprendem seu papel como cidadão na sociedade e se conscientizam sobre a política e o Poder Legislativo”, explicou.

Carvalho afirmou que, assim como ele, os estudantes podem ser vereadores e até prefeitos quando crescerem. “O debate sobre cidadania começa na escola, por isso buscamos promover a inserção dos jovens no âmbito político. A nossa iniciativa é nova, mas sempre existiu essa intenção de tornar mais transparente, também entre os estudantes, o que acontece dentro da Câmara”, complementou o presidente.

Estudantes simulam votação de Projeto de Lei

Após visitar as dependências da Casa, os alunos assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, Diniz falou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem.

Em seguida, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício.

* Por Xavana Horta

 

Escola do Legislativo recebe alunos da Escola Municipal Eli Horta

Alunos de três turmas do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eli Horta Costa foram recebidos na manhã desta quarta-feira (29) no programa Câmara Aberta, da Escola do Legislativo de Contagem. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal, em atividade integrante do ensino de História, sob o tema Brasil Colônia – Formação de Governo e Casas Legislativas.

Acompanhados dos professores Gláucia Helena (História), Paulo Henrique (Matemática) e Adriana Santiago (Português) e das estagiárias, Fabiana e Nadir, os estudantes foram recebidos em plenário pelo diretor da Escola do Legislativo, vereador Leo Motta (PSDC), pelo diretor Legislativo, Luiz Otávio de Freitas, e a equipe da Escola do Legislativo; e, na Sala da Presidência, pelo vereador e presidente da Casa, Daniel Carvalho (PV).

O vereador Leo Motta parabenizou a Escola Eli Horta e os professores pela iniciativa, lembrando que só teve a oportunidade de conhecer a Câmara quando tinha mais de 26 anos e destacando que a Escola do Legislativo trabalha para que a sociedade tenha informações e as transformem em conhecimento. “Esta é uma oportunidade de aprender o que aqui se reivindica, o que se propõe, os projetos para transformar a cidade”, afirmou.

O presidente da Câmara deu as boas vindas aos visitantes e lembrou que os estudantes devem se conscientizar de seu papel na sociedade. “Nossa população não se preocupa em saber como funciona a política e o Poder Legislativo. Nossa função aqui, inclusive através da Escola do Legislativo, é fazer de vocês verdadeiros cidadãos, eleitores conscientes, capazes de recusar serem feitos de massa de manobra”, explicou Daniel Carvalho.

Ele exaltou a iniciativa dos professores e argumentou que, principalmente os jovens, não podem ter preguiça de política. “É preciso que os estudantes entendam como tudo funciona, saibam como o legislador pode mudar os rumos da cidade. O debate sobre cidadania começa em casa e passa também pela escola; por isso, deixo aqui meus parabéns ao Eli Horta pela iniciativa”, completou Daniel Carvalho.

Luiz Otávio explicou o processo legislativo – da ideia básica à aprovação (ou não) da lei – e as principais responsabilidades dos vereadores, “que é a proposição das leis e a fiscalização do Executivo”, e recomendou que todos aprendam a debater política, busquem informações para entender a realidade e propor melhorias.

Depois de conhecerem as dependências da Câmara Municipal, os estudantes voltaram ao Plenário Vereador José Custódio para uma palestra ministrada por Guardas Civis Municipais sobre prevenção às drogas e uma apresentação do Canil da corporação.

Os estudantes Ítalo Samuel, Ana Júlia de Oliveira e Maria Clara Noronha sintetizaram o sentimento geral da classe ao avaliar o evento. “Aprendemos muitas coisas, como, por exemplo, que é preciso não generalizar, que existem bons políticos, corretos, honestos. Entendemos que é preciso pesquisar, procurar saber mais sobre a Câmara e sobre os vereadores para separar o joio do trigo. Nós saímos daqui com mais conhecimentos e bem menos dúvidas. Foi muito proveitoso”, garantiram.

* Por Fleury Rosa

Aulão de redação para o Enem atrai grande público

Mais de 200 estudantes do ensino médio participaram, nesta segunda-feira (23), do primeiro Aulão Solidário de Redação para o Enem, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, no plenário da Casa Legislativa. A atividade reuniu alunos do Instituto Maria Montessori, de várias unidades da Funec, do Colégio São Judas Tadeu e do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e arrecadou aproximadamente 190 kg de alimentos.

Desenvolvida e ministrada pelo professor Éverlan Stutz, a aula fez uma abordagem prática das cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com peso de 50% na nota final dos candidatos, focando, sobretudo, na arquitetura do texto e na construção do argumento. Para isso, ele desenvolveu uma metodologia específica, que é tema de sua tese de doutorado.

A iniciativa, segundo ele, chega para somar ao trabalho já desenvolvido anteriormente por outros tantos professores. “A proposta é agregar, ser mais um tijolinho no desafio gigante da construção do conhecimento necessário para se fazer uma boa prova, uma boa redação, com qualidade e tranquilidade.  Estamos aqui para dar mais este impulso, abrir mais uma fresta na travessia para o futuro de todos eles. O País está precisando muito de seus novos talentos”, enfatiza.

Estudantes aprovam

Elisa Costa dos Santos, aluna do 3º ano do Centec, que pretende cursar Educação Física, aprovou a metodologia do aulão. “Achei muito produtivo, principalmente porque estudo no Centec integralmente e não tenho tempo de fazer um cursinho. Então, nessas horas que ficamos aqui, pudemos obter muito conhecimento, pelo fato de ele explicar detalhadamente o que deve ser usado, de forma divertida e com brincadeiras, passando o conteúdo de um ano inteiro, para uma prova que vai decidir nosso futuro”.

Outra aluna do 3º ano do Centec, Beatriz Melo dos Reis, que pretende cursar Jornalismo, também ressaltou a oportunidade de ter tantas dicas em curto espaço de tempo. “Gostei das dicas, principalmente por podermos relembrar algumas questões importantes para a nossa redação. Na correria do dia a dia, muitas vezes, não temos tempo de exercer a preparação que gostaríamos, e muita gente não tem essa base”.

Estudante do 1º ano do Montessori, Júlia Amorim, que pretende fazer Filosofia, achou a aula “muito produtiva e com muitas informações necessárias para fazer uma boa redação; não tão ‘conteudista’, mas muito informativa”. Da mesma forma, Luís Felipe Costa, do 2º ano do Sagrado Coração de Jesus, que pretende cursar Direito, acredita que foi muito útil para tirar dúvidas sobre a redação e seu desenvolvimento.

Eduardo Santos Drummond, aluno do 3º ano do São Judas Tadeu, que também pretende estudar Direito, disse que o aulão ajudou a “tirar dúvidas sobre a estrutura do texto”. Ele ainda ressaltou a importância de a Câmara oferecer essa atividade para os estudantes, como forma de “aproximação e interação do poder público com a sociedade, o que estava faltando nos últimos anos”.

Próximo Aulão

O próximo Aulão Solidário de Redação será ministrado na quinta-feira, 26 de outubro, de 9h às 12h, no auditório da Faculdade UNA. As inscrições podem ser feitas pelo email escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3359-8750. A entrada será mediante a doação 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal e fubá).

4ª Palestra do Curso de Capacitação Eleitoral

O plenário da Câmara Municipal de Contagem recebeu, na última quinta-feira (21), Davi Cabacinha, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Ele foi o quarto e último palestrante do Curso de “Capacitação Eleitoral: A Política no Século XXI”, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Na ocasião, o especialista falou sobre o gerenciamento de projetos de campanha, tirando dúvidas dos participantes e pré-candidatos a vereador presentes no plenário.

Confira a galeria de fotos da 4ª palestra:

Abertura do I Curso de Capacitação Legislativa

A Câmara Municipal de Contagem, por meio de sua Escola do Legislativo, realizou na última quarta-feira (02) a abertura do I Curso de Capacitação Legislativa, com a palestra “Poder Legislativo: Funções e Características”, ministrada pela advogada Viviane França. O curso será todas as quartas-feiras, até 21 de outubro.

Assista aqui a palestra inicial:

Módulo I – Poder Legislativo: Funções e Características – Palestrante: Viviane França

Calendário

AEC v1.0.4

Acesso Rápido

Categorias